| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

GAZETA MOGBA NEWS
Desde: 09/05/2009      Publicadas: 485      Atualização: 07/01/2011

Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde


 Saúde

  17/09/2010
  0 comentário(s)


MAL DE PARKINSON

Foto ilustrativa

MAL DE PARKINSONMAL DE PARKINSON

O Parkinson é uma doença neurológica que compromete os movimentos da pessoa. Ao contrário do que se imagina, a memória e a inteligência dos indivíduos com Parkinson não são comprometidas, ou seja, a pessoa continua a recordar de fatos e acontecimentos.
Ainda não se sabe o que origina a doença*, mas sabe-se que essa atua na degeneração e morte dos neurônios que produzem a dopamina no sistema nervoso central.

A perda de produção da dopamina provoca a perda da condução de neurotransmissores, (as correntes nervosas) pelo corpo, que são responsáveis pela coordenação e controle de todos os movimentos que o organismo pode ter. Dessa forma, a falta da dopamina no organismo causa cansaço, fraqueza, tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, dificuldade para se movimentar, alterações na fala e outros. É sabido que o aparecimento de tais sintomas só ocorre quando cerca de 80% dos neurônios já estão mortos.

De forma lenta, os sinais começam a aparecer podendo ou não serem percebidos pelo indivíduo. Porém, em estágio mais avançado, pode-se fazer algumas modificações de hábitos para que o indivíduo se adapte à sua nova condição, já que a doença não tem cura. É importante o acompanhamento e o auxílio de profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, para juntos facilitarem a vida do indivíduo em suas atividades diárias, tornando-o independente apesar de suas limitações.

*Existem hipóteses sobre a origem da doença, mas nenhuma ainda foi comprovada. Essas afirmam haver relações com a ação de toxinas ambientais no organismo, o acúmulo dos radicais livres no metabolismo, anomalias nas mitocôndrias e predisposição genética.
Mal de Parkinson - saiba como conviver
Acomete pessoas de todas as camadas sociais, culturais ou econômicas. Entre os famosos atuais que sofrem da doença encontram-se o ex-campeão mundial de boxe, Muhammed Ali, o papa João Paulo 2º e os atores Paulo José e Michael J. Fox. Confira abaixo o que é o Mal de Parkinson , formas de conviver com a doença e tratamento.

O que é
É uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É também conhecida como parkinsonismo. Leva esse nome por ter sido descoberta pelo médico inglês James Parkinson, em 1817. Se dá pela morte prematura do neurônio, principal célula constituinte do sistema nervoso, localizado em uma região do cérebro conhecida como substância negra, em virtude de sua cor escura. Com a morte desses neurônios, o organismo deixa de produzir a dopamina, responsável por levar mensagens de uma célula para outra (neurotransmissores). A doença não é contagiosa, não tem cura e não é letal. Sua progressão é controlada por medicamentos.

Faixa Etária
Normalmente ocorre depois dos 50 anos e se acentua depois dos 60. Há casos em que ocorre em faixa etária menor, como aconteceu com o ator Michael J. Fox, antes de 40 anos.

Causas
Até hoje não se sabe por que razão essas células entram num processo de degeneração e morte e deixam de produzir a dopamina. O Mal de Parkinson pode ser causado pela propensão genética, pela formação de radicais livres que oxidam e matam as células, ou, ainda, pela poluição ambiental, que pode contribuir pela ocorrência da doença em organismos mais propensos.

Sintomas
Os sintomas do Parkinson variam de pessoa para pessoa e têm início de modo quase imperceptível, progredindo lentamente. O sintoma mais conhecido é o tremor nas mãos, quando estas estão em repouso. Em geral, quando a pessoa inicia um movimento, o tremor desaparece. Podem ocorrer tremores também nos pés, queixo e mandíbula. Segurar objetos ou ler jornais podem ser atividades árduas. Outros sintomas são cansaço ou mal-estar no fim do dia, rigidez muscular, lentidão de movimentos, alteração de postura e distúrbios do equilíbrio. A rigidez dos músculos da face pode ocasionar inexpressividade do rosto, que fica sem vida, além de alterações na fala. Também são sintomas do Mal de Parkinson alterações emocionais e de memória, depressão, irritabilidade e dores musculares.

Prevenção
Não há formas de prevenção, porém, pesquisas indicam que a exposição a produtos tóxicos agrícolas pode propiciar a doença. Também os que trabalham expostos ao gás monóxido de carbono, em garagens fechadas ou oficinas mecânicas, são mais suscetíveis à doença. Evitando-se essas situações, pode-se diminuir a incidência dos casos.

Tratamento
É clínico, realizado com medicamentos prescritos por especialista. Atividades físicas e mentais colaboram para amenizar os efeitos da doença e retardar sua progressão.

Tirar o luto e ir à luta
Em São Paulo, há uma entidade, a Associação Brasil-Parkinson, fundada há 15 anos, que hoje é referência nacional para as pessoas com Mal de Parkinson.Inicialmente, funcionava como um clube de dança, pois segundo um dos membros da coordenação da Associação, Samuel Grossmann, dança é o melhor exercício para manter o portador de Parkinson em atividade física e mental.
Samuel é marido da presidente da Associação, Marylandes Grossmann, portadora da doença de Parkinson. Ele vive integralmente para cuidar da esposa, devido às limitações impostas pela doença. Foi a partir do sofrimento da mulher, que nasceu a instituição, há 15 anos. A Brasil-Parkinson oferece hoje atendimento psicológico aos portadores e aos cuidadores, além de terapias como Fonoaudiologia, Fisioterapia, Arte Terapia e Coral, entre outras atividades gratuitas.
Pessoas com Parkinson têm geralmente a voz alterada e o Coral faz parte da terapia fonoaudiológica. "Além de melhorar o quadro físico traz alegria às pessoas que dele participam", explica Samuel. A Associação conta com milhares de associados em todo o Brasil. No país, há cerca de 200 mil portadores da doença.
O objetivo principal da Associação é que o indivíduo se mantenha ativo. "Se há limitação para fazer determinada atividade, que escolha outra, mas a pessoa não pode parar, o importante é exercitar-se física e mentalmente. O paciente deve tirar o luto da doença. Não se movimentando fisicamente tende a se deprimir. Deve tirar o luto e ir a luta, pois a doença leva a depressão, já que a pessoa tende a se isolar, sair do circuito social", destaca.
Para Samuel, quem sofre do Mal de Parkinson deve enfrentar a situação, conhecer a doença, suas características e os medicamentos necessários para controlar sua progressão. "Pelo mapeamento do genoma humano, espera-se um dia poder diagnosticar e prevenir esse mal", observa.
O coordenador lembra que em 1969, nos Estados Unidos, um jovem começou a se drogar com substância sintética injetável, passando a apresentar quadro semelhante ao Parkinson. Após avaliação e pesquisa médicas, descobriu-se que um dos componentes da droga, a metilfeniltetrahidropiridina, era responsável pela degeneração das células. A substância foi isolada e injetada, depois, num macaco, que também apresentou os sintomas da doença. Embora, desde o século passado, haja pesquisas sobre o Parkinson, ainda não se descobriu sua cura e suas causas são incertas, sendo atribuída principalmente a propensão genética.
O Mal de Parkinson atinge uma pessoa a cada mil habitantes. Mas, quando chega a terceira idade a incidência aumenta: acomete um a cada cem habitantes acima de 50 anos. Quando passa dos 60 anos, a ocorrência é de duas pessoas a cada 100 habitantes.

Serviço
A Associação Brasil-Parkinson oferece atendimento gratuito na avenida Bosque da Saúde, 1155, São Paulo. O telefone é (11) 578.8177.
  Web site: www.mundoeducacao.com.br/  Autor:   Brasil-Parkinson


  Mais notícias da seção Notificação no caderno Saúde
07/01/2011 - Notificação - AMILOIDOSE
Foto ilustrativa...
26/12/2010 - Notificação - CAROLI
Foto ilustrativa...
16/12/2010 - Notificação - Documentário analisa caso de adolescente que chora sangue
Hemolacria manifestou-se pela primeira vez em maio do ano passado (Foto: Barry Bland / Barcroft Media / Getty Images)...
01/12/2010 - Notificação - Combatendo o Autismo
Foto do arquivo...
22/11/2010 - Notificação - Maconha é motivo de orgulho nas montanhas do Colorado
Avitista em comício pró-maconha em Denver, noColorado, em 6 de novembro. (Foto: The NewYork Times)...
16/11/2010 - Notificação - CÓLERA
Foto ilustrativa...
08/11/2010 - Notificação - Síndrome de Alport
Foto ilustrativa...
23/10/2010 - Notificação - Tigres podem estar extintos em apenas 12 anos, adverte organização
Encontro na Rússia de 21 a 24 de novembro vai tentar elaborar estratégia para impedir a extinção dos tigres (Foto: Tambako the Jaguar / Flickr - Creative Commons, a-nd 2.0 genérico)...
13/10/2010 - Notificação - SÍNDROME DE KLINEFELTER
FOTO ILUSTRATIVA...
30/09/2010 - Notificação - ANENCEFALIA
Foto ilustrativa...
13/09/2010 - Notificação - GLAUCOMA
FOTO ILUSTRATIVA...
02/09/2010 - Notificação - MAL DE ALZHEIMER
Foto ilustrativa...
14/08/2010 - Notificação - TOXOPLASMOSE
Foto ilustrativa...
23/07/2010 - Notificação - Acondroplasia - Nanismo
Foto ilustrativa...
28/05/2010 - Notificação - PORFÍRIA
Hoje se sabe que esta doença, chamada porfiria ( que vem do grego: Porphiros , ou seja: vermelho aroxeado), manifesta-se inicialmente por sinais como: urina avermelhada e que escurece em contato com a luz e fotofobia ( aversão à luz) porque a luz causa esfoliação na pele, formando pústulas doloridas quando expostas ao sol....
14/03/2010 - Notificação - MACONHA
Para bom entendimento, é melhor dividir os efeitos que a maconha produz sobre o homem em físicos (ação sobre o próprio copo ou partes dele) e psíquicos (ação sobre a mente). ...
12/02/2010 - Notificação - TRIGLICERÍDEOS
Quem já está com os níveis de triglicérides altos, pode contar com a alimentação como grande aliada para abaixá-lo. Há diversos tipos de alimentos que diminuem os triglicérides, veja alguns exemplos:...
26/01/2010 - Notificação - DOENÇA DE CATARATA
As nucleares e densas, tipicamente congênitas hereditárias autossômicas dominantes, freqüentemente estão associadas a um certo grau de microoftalmo (olho diminuido)....
26/11/2009 - Notificação - TABAGISMO parte 01 NO BRASIL
No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo (OPAS, 2002)....
22/11/2009 - Notificação - COLESTEROL
A má fama, no entanto, vem da LDL, proteína de baixa densidade que se une ao colesterol para transportá-lo pelo corpo....
17/11/2009 - Notificação - DOENÇA MENTAL
Popularmente há uma tendência em se julgar a sanidade da pessoa...
27/10/2009 - Notificação - DOENÇA PÚRPURA
Púrpura trombocitopênica idiopática...
08/10/2009 - Notificação - CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Estudo comparando estratégias para a detecção precoce do câncer do colo do útero e suas lesões precursoras...
02/10/2009 - Notificação - PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Prevenir o aparecimento de um tipo de câncer é diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva essa doença ...
21/09/2009 - Notificação - CÂNCER DE MAMA TEM CURA!
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada...
14/09/2009 - Notificação - ENTENDER O CÂNCER
O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem através de um processo chamado divisão celular...
25/08/2009 - Notificação - DIETA DO CELÍACO
Equipe Rio sem Glúten...
23/08/2009 - Notificação - A doença celíaca
Esta doença pode aparecer em qualquer idade ...
21/08/2009 - Notificação - "A AIDS"
A história registra inúmeros eventos catastróficos...



Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde
Busca em

  
485 Notícias