| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

GAZETA MOGBA NEWS
Desde: 09/05/2009      Publicadas: 485      Atualização: 07/01/2011

Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde


 Saúde

  14/09/2009
  0 comentário(s)


ENTENDER O CÂNCER

O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem através de um processo chamado divisão celular

ENTENDER O CÂNCER
ENTENDER O CÂNCER
O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem através de um processo chamado divisão celular.
Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo.

Em contrapartida, existem situações nas quais estas células, por razões variadas, sofrem uma "metamorfose" tecnicamente chamada de carcinogênese, e assumem características aberrantes quando comparadas com as células normais.

Essas células perdem a capacidade de limitar e controlar o seu próprio crescimento passando, então, a multiplicarem-se muito rapidamente e sem nenhum controle.

O resultado desse processo desordenado de crescimento celular é uma produção em excesso dos tecidos do corpo (que podem ser processos inflamatórios, infecciosos ou mesmo os crescimentos celulares benignos), formando o que se conhece como tumor.

Podemos dividir os tumores em:

Tumor Benigno " as células deste tumor crescem lentamente e são diferenciadas (semelhantes às do tecido normal). Geralmente podem ser removidos totalmente através de cirurgia e na maioria dos casos não tornam a crescer.

Tumor Maligno " as células deste tumor crescem rapidamente, têm um aspecto indiferenciado e a capacidade de invadir estruturas próximas e espalhar-se para diversas regiões do organismo. É considerado câncer.

Em outras palavras...

O Câncer, também conhecido como tumor maligno, pode ser definido como um grupo de doenças que tem como característica central o crescimento desordenado das células do nosso corpo.

O câncer detém o poder de matar por invasão destrutiva os órgãos normais, pois não respeita as mais básicas regras de "convivência social" entre as células e cresce demais, ocupando o espaço de seus vizinhos, sufocando-os. Ele detém a propriedade de se disseminar através da corrente sanguínea e dos vasos linfáticos, produzindo as chamadas metástases, que na verdade são uma espécie de "filial" do tumor primário, em outro órgão ou tecido.

A metástase também pode invadir órgãos e tecidos circunvizinhos por continuidade, impondo severos danos a estes órgãos e tecidos. O comportamento anormal das células cancerosas é geralmente espelhado por mutações nos genes das células, ou secreção anormal de hormônios ou enzimas.

A maioria dos cânceres invadem ou se tornam metastáticos, mas cada tipo específico tem características clínicas e biológicas, que devem ser estudadas para um adequado diagnóstico, tratamento e seguimento. Resumindo, cada caso é um caso.

Ainda com relação ao câncer...

Devido as diferentes células existentes e componentes do corpo humano, o câncer pode se apresentar de diferentes tipos. Podemos então, dividi-los em tumores sólidos e neoplasias hematológicas.

Os Tumores sólidos:

Carcinoma " o câncer se origina nos tecidos epiteliais, ou seja, aqueles cuja função é o revestimento ou a formação das glândulas. (Exemplos de revestimento: pele, mucosa das vias aéreas, mucosa do tubo digestivo e exemplos de glândulas: tireóide, mama e próstata).

Sarcoma " são definidos por sua origem embrionária, ou seja, aquelas classificadas de acordo com a formação do órgão durante a fase de embrião. Nas fases iniciais do desenvolvimento de um embrião, ocorre uma diferenciação nas células que se dispõem em camadas. Essas camadas evoluem para formar os diversos tecidos e órgãos do corpo.

A mesoderme, que é a camada intermediária, dá origem aos ossos, músculos, gorduras, tendões e vasos sanguíneos.

Melanoma " são formados por células pigmentadas da pele.

Tumores de células germinativas " se originam nas células reprodutoras (testículos e ovários).

Tumores de Sistema Nervoso

As Neoplasias Hematológicas: São doenças malignas com origem nas células do sangue e que desde o seu início já não costumam estar restritas a uma única região do corpo, manifestando-se em várias partes do corpo sem respeitar barreiras anatômicas. Os órgãos mais freqüentemente envolvidos neste processo são: sangue, medula óssea, gânglios linfáticos, baço e fígado.

Neoplasia - de origem grega, a palavra neoplasia "neo" + "plasis" significa, ao pé da letra: nova proliferação; novo tecido. É o nome de um processo patológico que resulta no desenvolvimento de um neoplasma (crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular). No organismo, podem ser encontradas formas de crescimento celular controladas e não controladas, sem causa aparente. Como exemplos de crescimento controlado temos a hiperplasia, a metaplasia e a displasia. As neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são chamadas tumores. Neoplasia é também ocrescimento de um tecido neoformado capaz de invadir os tecidos adjacentes e reproduzir-se à distância (metastização). O crescimento é devido ao desequilíbrio entre a proliferação e a morte celular dando origem a células cancerígenas. A definição de neoplasia se baseia na morfologia e na biologia do processo do tumor. Com a evolução do conhecimento, a definição se modifica. Atualmente, a mais aceita é:
"Neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro" (Pérez-Tamayo, 1987; Robbins, 1984).

Várias classificações já foram propostas para as neoplasias. A mais utilizada leva em conta dois aspectos básicos: o comportamento biológico e a histogênese do tumor. Segundo o comportamento biológico, os tumores podem ser agrupados em três tipos: benignos, limítrofes (ou "bordeline") e malignos. Um dos pontos mais importantes no estudo das neoplasias é estabelecer os critérios de diferenciação entre cada uma destas lesões, o que, algumas vezes, torna-se difícil.

Os tumores benignos tendem a apresentar crescimento lento e expansivo determinando a compressão dos tecidos vizinhos, o que leva a formação de uma pseudocápsula fibrosa. Já nos casos dos tumores malignos, o crescimento rápido, desordenado, infiltrativo e destrutivo não permite a formação desta pseudocápsula; mesmo que ela se encontre presente, não deve ser equivocadamente considerada como tal, e sim como tecido maligno.
  Web site: www.oncoguia.com.br/  Autor:   ONCO GUIA


  Mais notícias da seção Notificação no caderno Saúde
07/01/2011 - Notificação - AMILOIDOSE
Foto ilustrativa...
26/12/2010 - Notificação - CAROLI
Foto ilustrativa...
16/12/2010 - Notificação - Documentário analisa caso de adolescente que chora sangue
Hemolacria manifestou-se pela primeira vez em maio do ano passado (Foto: Barry Bland / Barcroft Media / Getty Images)...
01/12/2010 - Notificação - Combatendo o Autismo
Foto do arquivo...
22/11/2010 - Notificação - Maconha é motivo de orgulho nas montanhas do Colorado
Avitista em comício pró-maconha em Denver, noColorado, em 6 de novembro. (Foto: The NewYork Times)...
16/11/2010 - Notificação - CÓLERA
Foto ilustrativa...
08/11/2010 - Notificação - Síndrome de Alport
Foto ilustrativa...
23/10/2010 - Notificação - Tigres podem estar extintos em apenas 12 anos, adverte organização
Encontro na Rússia de 21 a 24 de novembro vai tentar elaborar estratégia para impedir a extinção dos tigres (Foto: Tambako the Jaguar / Flickr - Creative Commons, a-nd 2.0 genérico)...
13/10/2010 - Notificação - SÍNDROME DE KLINEFELTER
FOTO ILUSTRATIVA...
30/09/2010 - Notificação - ANENCEFALIA
Foto ilustrativa...
17/09/2010 - Notificação - MAL DE PARKINSON
Foto ilustrativa...
13/09/2010 - Notificação - GLAUCOMA
FOTO ILUSTRATIVA...
02/09/2010 - Notificação - MAL DE ALZHEIMER
Foto ilustrativa...
14/08/2010 - Notificação - TOXOPLASMOSE
Foto ilustrativa...
23/07/2010 - Notificação - Acondroplasia - Nanismo
Foto ilustrativa...
28/05/2010 - Notificação - PORFÍRIA
Hoje se sabe que esta doença, chamada porfiria ( que vem do grego: Porphiros , ou seja: vermelho aroxeado), manifesta-se inicialmente por sinais como: urina avermelhada e que escurece em contato com a luz e fotofobia ( aversão à luz) porque a luz causa esfoliação na pele, formando pústulas doloridas quando expostas ao sol....
14/03/2010 - Notificação - MACONHA
Para bom entendimento, é melhor dividir os efeitos que a maconha produz sobre o homem em físicos (ação sobre o próprio copo ou partes dele) e psíquicos (ação sobre a mente). ...
12/02/2010 - Notificação - TRIGLICERÍDEOS
Quem já está com os níveis de triglicérides altos, pode contar com a alimentação como grande aliada para abaixá-lo. Há diversos tipos de alimentos que diminuem os triglicérides, veja alguns exemplos:...
26/01/2010 - Notificação - DOENÇA DE CATARATA
As nucleares e densas, tipicamente congênitas hereditárias autossômicas dominantes, freqüentemente estão associadas a um certo grau de microoftalmo (olho diminuido)....
26/11/2009 - Notificação - TABAGISMO parte 01 NO BRASIL
No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo (OPAS, 2002)....
22/11/2009 - Notificação - COLESTEROL
A má fama, no entanto, vem da LDL, proteína de baixa densidade que se une ao colesterol para transportá-lo pelo corpo....
17/11/2009 - Notificação - DOENÇA MENTAL
Popularmente há uma tendência em se julgar a sanidade da pessoa...
27/10/2009 - Notificação - DOENÇA PÚRPURA
Púrpura trombocitopênica idiopática...
08/10/2009 - Notificação - CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Estudo comparando estratégias para a detecção precoce do câncer do colo do útero e suas lesões precursoras...
02/10/2009 - Notificação - PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Prevenir o aparecimento de um tipo de câncer é diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva essa doença ...
21/09/2009 - Notificação - CÂNCER DE MAMA TEM CURA!
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada...
25/08/2009 - Notificação - DIETA DO CELÍACO
Equipe Rio sem Glúten...
23/08/2009 - Notificação - A doença celíaca
Esta doença pode aparecer em qualquer idade ...
21/08/2009 - Notificação - "A AIDS"
A história registra inúmeros eventos catastróficos...



Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde
Busca em

  
485 Notícias