| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

GAZETA MOGBA NEWS
Desde: 09/05/2009      Publicadas: 485      Atualização: 07/01/2011

Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde


 Saúde

  21/08/2009
  0 comentário(s)


"A AIDS"

A história registra inúmeros eventos catastróficos


"A AIDS"

A história registra inúmeros eventos catastróficos, pontuando a ocupação humana da Terra. Mais recentemente, a mídia moderna tem contribuído para expandir os limites do tolerável e dar continuidade dramática a esses relatos sombrios. Dentre certos religiosos fervorosos, há quem diga que as catástrofes foram ou são castigos de ordem divina, em decorrência da indignidade humana. Eventos de ordem médica abrangem a peste negra, que assolou a Europa na Idade Média, a gripe espanhola do começo do século 20 e o câncer dos dias atuais. Esse último, em especial, foi até há pouco tempo tachado como "o mal do século", e vem sendo alvo de imensa atividade médica e científica, em busca de uma cura definitiva.
Nenhuma dessas doenças, entretanto, teve conseqüências tão devastadoras, em nível social, econômico e político, e num tempo tão relativamente curto, como a Aids, também conhecida como Sida ou "síndrome da imunodeficiência adquirida" (o termo Aids vem do inglês acquired immunodeficiency syndrome). Em pouco menos de 20 anos, a Aids já foi responsável por cerca de 19 milhões de óbitos no mundo inteiro. Somam-se a esses os quase 34 milhões de portadores vivos de Aids no planeta. Acredita-se que grande parte desses indivíduos não sobreviverá, pois vive em países que são estrutural e economicamente incapazes de prover tratamento.
Supondo-se que a Aids fosse controlada hoje (o que é obviamente uma impossibilidade) e somente esses dois números juntos totalizassem o seu número de mortes, ela seria responsável por mais de 53 milhões de óbitos. Esse número ultrapassa qualquer calamidade pública já vivida pelo homem, seja ela de caráter natural, médico ou social. A peste negra, por exemplo, matou de 22 a 45 milhões de pessoas na Europa. Mesmo a gripe espanhola, talvez a mais grave epidemia conhecida até então, matou cerca de 21 milhões de pessoas entre 1918 e 1919.
É importante ressaltar também que tais números são agravados pela contemporaneidade da Aids e pelo seu modo de transmissão, ou sua patologia. A Aids ocorre no nosso tempo atual, em que dispomos de tecnologia e conhecimentos não disponíveis, por exemplo, na Idade Média ou no começo do século 20, quando a peste negra e a gripe espanhola nos assolaram. Possivelmente, com as nossas atuais 'armas', seríamos capazes de frear em grande escala essas outras doenças. Além disso, a Aids não é uma doença transmitida pelo ar ou por contato físico simples (como veremos mais adiante), assim como também leva um tempo consideravelmente longo para se manifestar e matar. Não fosse esse o caso, possivelmente já teríamos nos extinguido da face da Terra, visto que virtualmente todos os países e grande centros urbanos do mundo já relataram casos de Aids.
Este livro tem como objetivo informar de modo relativamente simples o leitor sobre a Aids e tirar suas dúvidas mais comuns com relação a essa doença e seu impacto no mundo atual.
No primeiro capítulo, discutiremos o que é a doença, quais as suas características mais importantes, como identificá-la e quais as suas manifestações clínicas mais e menos comuns, assim como o mecanismo pelo qual ela se desenvolve no organismo humano. Veremos também como a Aids foi descoberta quase simultaneamente na França e nos Estados Unidos.
No capítulo 2, veremos como a Aids surgiu na população humana. Conheceremos alguns dos vírus 'primos' do HIV (do inglês human immunodeficiency virus, o agente causativo da Aids), que infectam macacos e mesmo outros animais menos aparentados com o homem, como gatos e cabras. Analisaremos como o vírus foi (e possivelmente ainda é) transmitido ao homem.
No capítulo seguinte, iremos examinar a epidemiologia da Aids no Brasil e no mundo. Teremos uma noção do quadro atual de infecções e do espalhamento da doença nas principais áreas do globo, assim como o impacto crítico da Aids em alguns países. Examinaremos como em determinadas partes do Terceiro Mundo, especialmente certos países da África e do Sudeste Asiático, a epidemia da Aids já causou e continuará causando profundas desestruturações em suas economias internas, em suas sociedades e até mesmo em suas expectativas de vida e pirâmides etárias.
No quarto capítulo, estudaremos os modos de transmissão da Aids entre indivíduos na população humana. Analisaremos um pouco dos chamados 'comportamentos de risco' (se é que tal termo ainda pode ser empregado) e seu papel na transmissão do vírus em nível horizontal (entre dois indivíduos). Analisaremos também o modo de transmissão vertical, ou seja, da mãe para o filho. Ainda nesse capítulo, trataremos dos modos de prevenir a transmissão do HIV e das políticas de conscientização e informação exercidas pela mídia e pelo governo nos dias de hoje.
No capítulo 5, abordaremos os aspectos do tratamento da Aids. As drogas mais potentes atuais e seu modo de ação, seus efeitos colaterais e suas escolhas dentre as (poucas) opções disponíveis serão revistas. Nesse capítulo também exploraremos as pesquisas no desenvolvimento de uma vacina contra a doença, seus problemas e os questionamentos éticos de sua implementação em países em desenvolvimento.
Finalmente, no sexto e último capítulo, analisaremos de forma breve a influência da Aids na cultura humana, através de suas manifestações no teatro, na televisão e na literatura. A seção servirá também como uma pequena "fonte cultural", para que leitores mais interessados possam avaliar com seus próprios olhos essa influência.
Muitos dos termos técnicos contidos neste livro vêm acompanhados de um asterisco (*). Esses termos estão explicados de uma forma mais simples no Glossário, ao final do livro.
Tudo somado, tentaremos rever os aspectos principais dessa doença avassaladora, que tomou do câncer o título de "mal do século", possivelmente ainda venha a ser considerada o "mal do milênio"-- e pode mesmo atingir a reputação nefasta de maior mal da história da humanidade até hoje.
"Folha Explica a Aids"
  Web site: www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351815.shtml  Autor:   Autor: Marcelo Soares


  Mais notícias da seção Notificação no caderno Saúde
07/01/2011 - Notificação - AMILOIDOSE
Foto ilustrativa...
26/12/2010 - Notificação - CAROLI
Foto ilustrativa...
16/12/2010 - Notificação - Documentário analisa caso de adolescente que chora sangue
Hemolacria manifestou-se pela primeira vez em maio do ano passado (Foto: Barry Bland / Barcroft Media / Getty Images)...
01/12/2010 - Notificação - Combatendo o Autismo
Foto do arquivo...
22/11/2010 - Notificação - Maconha é motivo de orgulho nas montanhas do Colorado
Avitista em comício pró-maconha em Denver, noColorado, em 6 de novembro. (Foto: The NewYork Times)...
16/11/2010 - Notificação - CÓLERA
Foto ilustrativa...
08/11/2010 - Notificação - Síndrome de Alport
Foto ilustrativa...
23/10/2010 - Notificação - Tigres podem estar extintos em apenas 12 anos, adverte organização
Encontro na Rússia de 21 a 24 de novembro vai tentar elaborar estratégia para impedir a extinção dos tigres (Foto: Tambako the Jaguar / Flickr - Creative Commons, a-nd 2.0 genérico)...
13/10/2010 - Notificação - SÍNDROME DE KLINEFELTER
FOTO ILUSTRATIVA...
30/09/2010 - Notificação - ANENCEFALIA
Foto ilustrativa...
17/09/2010 - Notificação - MAL DE PARKINSON
Foto ilustrativa...
13/09/2010 - Notificação - GLAUCOMA
FOTO ILUSTRATIVA...
02/09/2010 - Notificação - MAL DE ALZHEIMER
Foto ilustrativa...
14/08/2010 - Notificação - TOXOPLASMOSE
Foto ilustrativa...
23/07/2010 - Notificação - Acondroplasia - Nanismo
Foto ilustrativa...
28/05/2010 - Notificação - PORFÍRIA
Hoje se sabe que esta doença, chamada porfiria ( que vem do grego: Porphiros , ou seja: vermelho aroxeado), manifesta-se inicialmente por sinais como: urina avermelhada e que escurece em contato com a luz e fotofobia ( aversão à luz) porque a luz causa esfoliação na pele, formando pústulas doloridas quando expostas ao sol....
14/03/2010 - Notificação - MACONHA
Para bom entendimento, é melhor dividir os efeitos que a maconha produz sobre o homem em físicos (ação sobre o próprio copo ou partes dele) e psíquicos (ação sobre a mente). ...
12/02/2010 - Notificação - TRIGLICERÍDEOS
Quem já está com os níveis de triglicérides altos, pode contar com a alimentação como grande aliada para abaixá-lo. Há diversos tipos de alimentos que diminuem os triglicérides, veja alguns exemplos:...
26/01/2010 - Notificação - DOENÇA DE CATARATA
As nucleares e densas, tipicamente congênitas hereditárias autossômicas dominantes, freqüentemente estão associadas a um certo grau de microoftalmo (olho diminuido)....
26/11/2009 - Notificação - TABAGISMO parte 01 NO BRASIL
No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo (OPAS, 2002)....
22/11/2009 - Notificação - COLESTEROL
A má fama, no entanto, vem da LDL, proteína de baixa densidade que se une ao colesterol para transportá-lo pelo corpo....
17/11/2009 - Notificação - DOENÇA MENTAL
Popularmente há uma tendência em se julgar a sanidade da pessoa...
27/10/2009 - Notificação - DOENÇA PÚRPURA
Púrpura trombocitopênica idiopática...
08/10/2009 - Notificação - CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Estudo comparando estratégias para a detecção precoce do câncer do colo do útero e suas lesões precursoras...
02/10/2009 - Notificação - PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Prevenir o aparecimento de um tipo de câncer é diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva essa doença ...
21/09/2009 - Notificação - CÂNCER DE MAMA TEM CURA!
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada...
14/09/2009 - Notificação - ENTENDER O CÂNCER
O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem através de um processo chamado divisão celular...
25/08/2009 - Notificação - DIETA DO CELÍACO
Equipe Rio sem Glúten...
23/08/2009 - Notificação - A doença celíaca
Esta doença pode aparecer em qualquer idade ...



Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde
Busca em

  
485 Notícias