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GAZETA MOGBA NEWS
Desde: 09/05/2009      Publicadas: 485      Atualização: 07/01/2011

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 Religião & Sustentabilidade

  15/07/2010
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ECOLOGIA E A TRADIÇÃO YORUBA

Foto ilustrativa

ECOLOGIA E A TRADIÇÃO YORUBA
ECOLOGIA E A TRADIÇÀO RELIGIOSA AFRICANA

KOSI EWÉ
KOSI ORISA
(SEM FOLHAS
NÃO EXISTE ORIXÁ)
Este provérbio Yorùbá nos diz bem qual a relação do africano com a natureza. Acreditamos que sem os orixás não existiriam os seres humanos, que sem os seres humanos não existiria orixá e que sem a natureza não existiria nem homens nem orixás. A relação dos africanos com a natureza é de total interação e ecologia para nós é uma palavra desnecessária. Somos de uma sociedade chamada depreciativamente de "PRIMITIVA," pré-Estado, pré- capitalista. No entanto, somos uma civilização com mais de seis mil anos de existência, e, mesmo contra todas forças opressoras, mantivemos nossa cosmovisão , nossa mitologia ( e aqui não se entende mito do ponto de vista ocidental, como "mentira", o mito para o africano é história, é "verdade".)
Temos visto, através dos séculos de dominação do pensamento ocidental capitalista, todo o avanço tecnológico, computadores, mísseis controlados à distância etc. E não conseguimos ver tudo isto traduzido em um ser humano mais feliz.
Também não aceitamos a fala perversa dos missionários de que a religião negra é animista e que cultuamos a natureza. A relação dos orixás com os elementos da natureza é bem explicita em alguns Oriki ( evocações):
"Oya oloro tí nyagi èbá ònà, efúfù lèlè!"
(Oya, a poderosa que derruba a árvore na beira da estrada como o grande vendaval!"
Os orixás detém o poder de interferir na natureza , o que difere do conceito de animismo que significa dar vida a objetos.
Òsányìn
Orixá fundamental em todos os rituais do culto. Seus sacerdotes são denominados de Babalosanyin( os pais que cultuam Òsányìn), são os médicos da cultura tradicional Yoruba.
Um Itan ( história) nos conta que:
"Orunmila precisava de um escravo para cultivar suas terras e comprou um escravo chamado Òsányìn. Ao chegar as terras de Orunmila, mandaram que ele cortasse o mato para o plantio de cereais. Ele se recusou dizendo que aquela planta curava dor de dente; mandaram que cortasse outra, novamente ele se recusa dizendo que aquela curava febre. Assim foi com todas as plantas, pois todas tinham alguma virtude. Orunmila, tomando conhecimento do valor das plantas resolve mante-lo junto de si para com ele aprender sobre as plantas."
A resistência do povo negro na manutenção desse conhecimento em seus Egbe Awo ( comunidades de culto) representa parte da sua luta na manutenção da sua identidade roubada pelo tráfico negreiro e pelo racismo vigente ainda hoje na sociedade contemporânea, onde nossos valores culturais são submetidos desde ao roubo simples, tal como acontece com os indígenas brasileiros, ou transformados em folclore pela cultura de massas, pela ditadura cultural eurocêntrica a que somos submetidos.
Todas as comunidades religiosas negras mantém um "espaço mato", espaço em que são cultivadas uma infinidade de folhas tanto de uso litúrgico quanto curativo. Além disso, alguns orixás têm a própria árvore como morada como é o caso do orixá Írokò, que tem como morada a Gameleira branca ( ficus maxima M.., MORACEAE) .
Tão importante são as folhas que, mesmo durante o período escravocrata, não encontrando determinadas folhas e frutos essenciais ao povo negro no Brasil, os negros conseguiram, através dos mais variados meios, contrabandear para o Brasil esses produtos como o Obi, o Orógbó, etc.
Os Rios
A relação dos orixás com os rios pode ser exemplificada pelo orixá Òsun ( Oxum), cultuada em um rio que recebe o mesmo nome e passa na cidade de Osogbo, Nigéria, África Ocidental. O rei local, Ataoja, mantém um pacto realizado por um ancestral há milhares de anos: no local é proibido pescar ou qualquer tipo de poluição. Oxum é saudada como: "Òsun Alaiye omi" ( Oxum a mãe das águas que dão vida).
Poderíamos citar uma infinidade de exemplos mas o importante é registrar que o povo africano é ecológico por natureza e sua cultura uma opção aos que desejam um mundo com respeito às diferenças, com respeito à natureza , na luta pela dignidade e felicidade do ser humano.
ASE PUPO GBOGBO WA
(Bastante axé para todos nós.)
Èlémósò Paulo Cesar Pereira de Oliveira
Sacerdote Tradicionalista Yorùbá, Presidente do Centro Cultural Orunmila
e Iyálorisa Neide Ribeiro de Oliveira
CANTIGAS DE LOUVAÇÃO A ÒSANYIN
Agè máà inón ó pa àdá, agè máà inón pa àdá ó
(Òsanyin não quer fogo nem o facão que o mata
Òsanyin não quer fogo nem o facão que o mata ( folhas))
Ewé, ewé, ewé agè, isó tó adáfá
(Folha, folha, folha de Òsanyin, quando quebra, nós consultamos Orunmila)
Àwúre kùtù Òsanyin,
àwúre kùtù niewé ó
(Nós recebemos boa sorte em torno de Òsanyin,
Nós recebemos boa sorte ao redor das folhas.)
Òsanyin ilé aráalé ó ,
Òsanyin e ti móòkè kún
E ti móòkè kún,
Òsanyin ilé ó
(Òsanyin está na casa, somos seus familiares
Òsanyin é aquele que pode fazer-nos bem sucedidos
Òsanyin está na casa)

  Web site: www.orunmila.org.br  Autor:   www.orunmila.org.br


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