| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

GAZETA MOGBA NEWS
Desde: 09/05/2009      Publicadas: 485      Atualização: 07/01/2011

Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde


 Orisas

  08/11/2009
  0 comentário(s)


ORISA OKO = OSAROKO

Esposo de Yemoja Mãjé'léwo, uma da filhas prediletas de Olókun

ORISA OKO = OSAROKO
ÒRÌSÀ OKO - ÒSÀROKO
Divindade da agricultura, das colheitas e da fertilidade da terra. Esposo de Yemoja Mãjé'léwo, uma da filhas prediletas de Olókun. O amor entre Òrìsà Oko e Yemoja é tão grande que ambos são Okàn níni " um só coração, não há um sem o outro. Muito laborioso, sabe guardar profundamente os segredos e é casto. Dizem que seus testículos chegam a alcançar o solo. Esta divindade é um dos 401 Obàtálá que existem e está entre os primeiros 16 que vieram ao aiye. Òrìsà Oko é pai de Erinlè, juntamente com Ìyá Apáòka sua mãe. No Odù Ogbe " Odi, nasce a consagração de Òrìsà Oko, como dono dos semeados e da lavoura, tornando-se assim o Patrono dos Lavradores, assegurando desta forma nossa prosperidade na Terra.
Árbitro nas disputas, sobre tudo se forem entre mulheres. Juíz, justo e perfeito entre todos as divindades do Panteão Yoruba. Òrìsà Oko é fiel, faz com que a palavra proferida, seja cumprida, graças à um pacto entre este e Olodumare. Suas mensageiras são as abelhas. As mulheres que não conseguem engravidar, em algumas ocasiões, solicitam a sua ajuda. A responsabilidade da alimentação mundial, esta sob o domínio desta magnífica divindade. Simboliza a força de vontade, a permanência, a firmeza, a perseverança, a concretização, a resistência, a fartura, a estabilidade financeira, os sentimentos duradouros e a firmeza ao matrimônio, entre outras coisas. Embora seu culto não seja tão difundido no Brasil, deveríamos aprender à cultuar Òrìsà Oko, porque deste se vive e se nutre os seres conscientes e inconscientes que vivem sobre esta terra, além de nos sustentar durante nossas vidas e guardar nosso corpo após a morte. Poucos são aqueles que sabem sobre o culto à Ile Ogere ou Ota Olé a Divindade "Proprietária da Terra", mas uma coisa é certa, tudo nesta Terra tem haver com Òrìsà Oko, tudo o que vive e o que morre. Daí a grandeza da importância desta Divindade com os humanos vivos e mortos, já que possui o mistério da vida e da morte. Em matéria de status, depois de Olokun vem Òrìsà Oko.
Òrìsà Oko tem dois aspectos, que são de seus "espíritos interiores". Em seu aspecto diurno, um homem bonito, elegante, perfeito, de bons modos e no aspecto noturno, totalmente contrário, já que é a personificação da morte, pois neste ele se disfarça, então recebe o título de AFEFE IKU OLOTIWARO BABA OROGODO OMOLEYÌN " Representante do Vento da Morte. Neste "estágio", Òrìsà Oko é quem indica à Ikú, quem deverá fazer a passagem "marcando" a casa da vítima, desde que por morte natural, essa designação é feita por Olódùmarè e cabe a ele a indicação. À ele foi dado esta responsabilidade, poque após a morte do individuo, Òrìsà Oko reclama o corpo, onde esta depositado os fluidos, os minerais, absorvidos durante toda a vida, que por sua vez retornam à terra por meio de sua decomposição. Ainda hoje ouvimos os antigos dizerem que qualquer iniciado, não pode ser cremado e muito menos serem enterrados em gavetas.
Dificilmente, encontramos pessoas iniciadas à Òrìsà Oko, devido a complexidade dos ritos de iniciação que acompanham esta divindade e isto não ocorre somente no Brasil, pois na Regla de Ocha, poucas são as ramas que consagram Òrìsà Oko direto na cabeça de um noviço, a maioria das ramas consagram Yemoja com o Orò voltado para Òrìsà Oko. Tanto no Afro-Cubano, quanto no Afro-Brasileiro, esta divindade é considerada como um "caminho" de Obatala
  Autor:   Mogba Klaudio


  Mais notícias da seção Histórico no caderno Orisas
12/05/2010 - Histórico - OSOSSY
OXOSSI é um orixá que revela a importância da caça entre os povos africanos, com reflexos no culto religioso. Sendo um caçador, lembrando que antigamente na África os caçadores eram os responsáveis pelo sustento e manutenção das aldeias, é o Orixá que garante a fartura, sustento, alimentação e prosperidade ao ser-humano. Muitas vezes é chamado de O...
12/04/2010 - Histórico - INLÈ - Onigbo Érinlè
o senhor das terras do Elefante...
04/03/2010 - Histórico - ONILÉ - A própria Terra
Onilé, a primeira divindade da Terra...
07/01/2010 - Histórico - OBAOLWUAYE & JAGUN
são Orisas distintos....
20/07/2009 - Histórico - ORI
a importância e precedência do ORI ...
02/06/2009 - Histórico - OSUN & OLOGUN-ÉDÉ
Senhora dos Rios e seu filho Senhor da Pesca...



Capa |  Amazônia  |  Ancestralidade  |  Axe Opo Ajagunna  |  Bizarrices  |  Brasil  |  Ciência  |  Cinema  |  Consultas Espirituais  |  Educação & Cultura  |  Equipes (eventos)  |  Esportes  |  Festejos Públicos  |  Grandes Nomes & Grandes Casas  |  Jogo por Odù  |  Mogba Klaudio  |  O Mundo  |  Orisas  |  Parte Social  |  Previsões 2010  |  Previsões 2011  |  Raízes do Axe  |  Religião & Sustentabilidade  |  Saúde
Busca em

  
485 Notícias