
Primeiro caso de cólera é detectado na República Dominicana
O paciente é um haitiano de 32 anos que está em hospital de Higuey.
País é vizinho do Haiti, onde epidemia da doença já matou mais de mil.
Da France Presse
Um primeiro caso de cólera foi detectado nesta terça-feira (16) na República Dominicana, país vizinho ao Haiti, onde há uma forte epidemia da doença, informou o ministro da Saúde Pública, Bautista Rojas.
O paciente é "Wilmont Lowel, de 32 anos, um haitiano que está internado em um hospital da cidade de Higuey", no leste do país, a 140 km de Santo Domingo, declarou Rojas à imprensa.
Há duas semanas, o governo dominicano estabeleceu severos controles para impedir a entrada da cólera no país, limitando ao máximo a entrada de haitianos e o comércio bilateral.
O número de vítimas da epidemia de cólera que atinge o Haiti desde meados de outubro ultrapassou os mil mortos, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde. Com 117 mortes registradas desde domingo, o número de mortos chegou a 1.034.
Com o agravamento da epidemia, a tensão cresce no país. Na véspera, dois homens morreram na região norte do Haiti, após confrontos entre capacetes azuis e manifestantes que protestavam contra a maneira como o governo trata a doenaça, informou a polícia. A ONU argumentou que seus oficiais atiraram em legítima defesa contra uma pessoa.
Em função da situação, o Exército do Nepal informou nesta terça ter reforçado a proteção dos capacetes azuis nepaleses, acusados pela população haitiana de ter propagado a epidemia de cólera no país.
Mais notícias da seção
Notificação no caderno
O Mundo
01/12/2010 - Notificação - Tempestades ferem seis nos EUAÁrvore que destriui casa-trailer durante tempestades em Starkville, no estado americano do Mississippi, na noite de segunda. As autoridades suspeitam que tornados atingiram a região, deixando seis feridos, que foram hospitalizados. Houve corte de energia, quedas de árvores e destruição de propriedades. (Foto: AP)...
09/07/2010 - Notificação - ACIDENTE DE TREM NA ÍNDIAPessoas observam trem que saiu dos trilhos após explosão em Kokrajhar, no estado indiano de Assam, nesta quinta (8). O incidente matou um menino de cinco anos e feriou outras sete pessoas. (Foto: Reuters)...