
Novos integrantes do Conselho Nacional de Educação tomam posse
Colegiado teve sete alterações no quadro de 24 participantes.
Meta é organizar o Plano Nacional de Educação (PNE).
Do G1, em São Paulo
imprimir
O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou nesta segunda-feira (7), em Brasília, sete novos integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e reconduziu dois membros aos cargos.
Na Câmara de Educação Básica, foram empossadas a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Nilma Lino Gomes e a técnica em educação da Secretaria da Educação do Ceará Rita Gomes do Nascimento.
Na Câmara de Educação Superior, foram empossados o presidente do Instituto Metropolitano da Saúde do Complexo Educacional FMU, Arthur Roquete de Macedo, o ex-presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc), Gilberto Gonçalves Garcia, o pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha, o diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UNIP, Paschoal Laércio Armonia, e o ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes.
A presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, e o professor associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mozart Neves Ramos foram reconduzidos aos cargos na Câmara de Educação Básica do conselho. Outra integrante que também será reconduzida ao cargo é a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Regina Vinhaes Gracindo.
O Conselho tem 24 membros, divididos entre as Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, que representam as cinco regiões do país e diversas áreas do conhecimento.
A principal meta do colegiado neste ano, segundo informações da Agência Brasil, é organizar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser votado no Congresso até o fim de 2010, para ser iniciado em 2011 com término em 2020.
Mais notícias da seção
Notificação no caderno
Educação & Cultura
01/06/2010 - Notificação - DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOSArtigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. ...